quinta-feira, 17 de julho de 2014

Criar um App com Google HTML Service


Utilizo o Google APPS desde a primeira versão (Se não me engano, 2009 ou 2010). De lá pra cá a ferramenta vem melhorando e permanece com sua maior qualidade, a simplicidade.
Para quem já usa o Gmail, as ferramentas são velhas conhecidas.

O Google APPS é o conjunto dessas ferramentas - que poderíamos chamar de Suite Office - somadas ao Gmail e Google Drive. A grande diferença do Google Apps para o Gmail, além de ser um produto pago (US$ 5 mensais por usuário) é possuir uma interface de administração, tornando a vida dos gerentes e gestores de TI muito mais simples e produtiva. Praticamente tudo que é possível fazer com a solução paga, é permitido com a grátis. Para um usuário doméstico isso é interessante, mas para empresas a versão Business é obrigatória, já que é a única forma de usar seu próprio domínio (www.suaempresa.com.br) e gerir as contas de usuários.

Este pequeno tutorial é voltado para pessoas que já conhecem o básico das soluções do Google APPS ou utilizam as ferramentas agregadas ao Gmail, como o Document, Spreadsheet, Presentation, etc (Documento, Planilha, Apresentação, etc).

Se você nunca desenvolveu nada mais avançado, talvez esse seja um bom começo.
Você irá aprender como é o processo de criar uma aplicação na nuvem, utilizando apenas as ferramentas do Google (grátis ou pagas, você escolhe).

Iremos utilizar o processo de execução de Script. O ideal é que você saiba pelo menos usar DOS ou ter conhecimentos básicos de programação. Mesmo que você não atenda esses requisitos, conseguirá fazer o seu primeiro programa "Hello Word" sem problemas.

Em breve estarei disponibilizando pequenos aplicativos desenvolvidos com essa mesma técnica (HTML Service) que poderão ser úteis no aprendizado de quem queira criar soluções simples para o dia a dia pessoal e de empresas.

Não deixe de ver os "Cases de Sucesso", isso lhe dará curiosidade e quem sabe, se empolgue para criar Apps (Aplicativos) que podem ser vendidos direto na Chrome Web Store.

Deixe suas dúvidas nos comentários!

Boa sorte!

Link direto do tutorial em formato Documento
Link direto do tutorial em formato PDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário